Artigo

IMPORTÂNCIA DO SÍNDICO

A IMPORTÂNCIA DO SÍNDICO

 

A cada ano que passa e sempre que verificamos as estatísticas geográficas (IBGE) notamos o crescimento da população mundial e, consequentemente, o crescimento da população nas grandes cidades. Situação esta que cria o êxodo da população do interior rumo às grandes capitais.  

 

Em detrimento deste movimento populacional, a “nova” tendência do mercado imobiliário é a criação de unidades condominiais cada vez complexas e de maior porte, aumentando em muito a importância da figura do síndico, o qual dentre tantas atividades será o representante de toda uma coletividade.

 

A existência de um condomínio implica, necessariamente, na eleição de um síndico, conforme Art. 22 da Lei 4.591 (de 16 de dezembro de 1964) e Art. 1.347 da Lei 10.406 (de 10 de janeiro de 2002, Código Civil Brasileiro). A importância e as responsabilidades do síndico, para os condomínios e para a Sociedade, vão muito além destas previsões legais e do cumprimento da convenção e do regimento interno.

 

Atualmente, os condomínios são “micro sociedades” caracterizadas pela propriedade comum, pelo exercício diário da cidadania, da democracia, do respeito ao próximo e às normas e regras de convivência, fatores estes que exigem extremos cuidados na escolha para esta função.

 

Assim, em decorrência da importância deste individuo – seja este morador ou não da unidade condominial – este deve atuar como um multiplicador de ideias e informações para a sociedade condominial a qual representa e, com isso, devendo ser escolhido pelos membros desta “micro sociedade” de forma democrática para, assim, disseminar as vontades, anseios e necessidades de toda a coletividade.

 

Porém, não podemos esquecer que para o bom desempenho desta função, a pessoa do síndico não deve ser entendida como o “chefe” do condomínio, mas sim como uma porta voz das necessidades da coletividade e, assim, devendo contar com o auxílio dos demais membros da sociedade condominial que o elegeram.

 

           Ainda, frente aos anseios da sociedade condominial o muitas vezes o SÍNDICO se depara com contratos – prestadores de serviços e obrigações trabalhistas que devem ser corretamente analisados e pactuados evitando transtornos em sua administração.

 

           Desta forma, é atuando com zelo, dedicação e apoio da sociedade condominial que o síndico presta importantes contribuições para a Sociedade em geral, cada vez mais populosa, complexa e direcionada para a moradia em condomínios.

 

 

Dr. RODOLFO NUNES

Silva & Rossol - Advogados Associados

Fone: 32862849


Av. Getúlio Vargas, 1157 - sala 1415 - Menino Deus - Porto Alegre – RS – CEP: 90150-005
Fone: (51) 3226.8305 – 3286.2849 / E-mail: contato@silvarossol.com

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados. Produzido e mantido por Elfa Publicidade